08/07/2013

Cronograma Capilar: O que é, para que serve ...

Olá meus amores, a um tempo atrás eu fiz uma enquete na Fan Page do blog, sobre os assuntos que as leitoras mais gostam de ver, e 'beleza' , foi um dos assuntos mais votados... A alguns meses descobri sobre o cronograma capilar que está fazendo o maior sucesso na internet, e nada mais é que, uma 'rotina' de tratamento de uma maneira correta nas madeixas. O cronograma, faz você entender e diferenciar os tipos de máscaras capilares existentes no mercado, além de ajudar e mudar totalmente seu cabelo, recuperando os fios que estão meio detonados. Funciona em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Nós temos a mania de chamar tudo quanto é máscara capilar de HIDRATAÇÃO, só que além dela, existem as máscaras nutritivas e reconstrutoras, e nosso cabelo precisa de todas elas! Se seus fios já sofreram agressões químicas, se você está exposta ao sol, praia, piscina ou seja, agentes externos... Seu cabelo acaba precisando de algumas propriedades que foram perdidas com o tempo, além do mais se você usa chapinha e secador, os fios não resistem, quebram e perdem o brilho e a beleza. O Cronograma existe para repor tudo o que foi perdido, deixando os fios mais saudáveis e bonitos.

Mas como diferenciá-los ?
Depende dos componentes, algumas marcas já diferenciam os produtos colocando no rótulo da embalagem, se é uma máscara, hidratante, nutritiva ou reconstrutiva, mas se você não consegue identificar, é só olhar a composição! Entenda melhor:

Hidratação:Serve para repor a água perdida do fio. Se nosso organismo precisa de água, com o cabelo não é diferente. A falta de hidratação causa cabelos ressecados, quebradiços e sem brilho.
Máscaras hidratantes são a base de silicone, vitamina A, vitamina B5, pantenol, babosa, glicerina, leite, aveia, tutano, extrato de algas, aloe vera, panthenol, bepantol etc...

Opções:
Seda Energia  Vita Force -  Pantene hidratação reparação intensa - Pro Series Wella -  Head & Shoulders hidratação

Nutrição: Deixa os fios mais brilhosos, sedosos e pesados. Você encontra nutrição nas  máscaras a base de óleos vegetais como óleo de coco, azeite de oliva, semi di lino, óleo de argan, óleo de Ojon, semente se uva etc... E a base de manteigas como Karitê, cacau, abacate entre outros...

Opções:
Óleo de Ojon Novex - Óleo de Coco Novex - Óleo de Nutrição Dove- Garnier óleo Reparação

Reconstrução: Serve como uma reposição de massa, essencial para os fios. Máscaras a base de creatina, queratina, arginina e colágeno são reconstrutoras. A principal é a queratina. Seu cabelo deve estar bem nutrido e hidratado antes da reconstrução que deve ser feita no máximo 2 vezes por mês com intervalos de 15 em 15 dias , mais que isso pode prejudicar os fios, o ideal, seguindo o cronograma, é 1 vez a cada mês.
( Farei um post mais detalhado sobre reconstrução ! )


Opções:
Máscara Reconstrutora Acquaflora - Arginina Resist Elseve - Alta Moda é... extra reparação reconstrutora - Inter Restore Sensciense

O Cronograma capilar é relativo, vai da sua necessidade, o seu tempo, e do estado do seu cabelo. Porém, tem vários cronogramas oficiais , pela internet, mas basicamente são a mesma coisa, o interessante é fazer o seu, de acordo com suas necessidade e seu tempo, como eu havia dito antes.
Vou deixar o cronograma OFICIAL DO ESCRAVAS DA MODA hahahhahaha, se quiserem seguir, fiquem à vontade, mas fiz mesmo para que tenham uma ideia de como é.

Este cronograma foi desenvolvido para um tratamento capilar durante 3 dias na semana, mas se você achar desnecessário ou se não tiver tempo, reduza para 2 vezes na semana com intervalos de no mínimo 48h.

Quanto tempo dura o cronograma?
Quando seu cabelo tiver bem melhor e você estiver satisfeita com ele, você irá parar de hidratar, nutrir e reconstruir? Não né!? Você pode até diminuir a sua rotina de tratamento para 1 hidratação, 1 nutrição a cada mês, e  quem sabe 1 reconstrução a cada 3 meses.. Mas claro isso é só um exemplo. Você saberá o que é melhor para o seu cabelo.

A dica é, estipular um tempo, como 5 meses por exemplo, tire uma foto antes, e depois desse tempo, tire outra para ver a mudança do seu cabelo. Se ele estiver melhor e mais saudável, você pode diminuir a quantidade do tratamento .

É isso meninas, espero que tenham gostado, e que tenham entendido para que serve realmente o cronograma. Se alguém vai fazer, ou já fez, não deixe de comentar sua experiência. E mais, qualquer dúvida deixem nos comentários que eu respondo todos.
Beijos, Bru <3



10 comentários:

  1. Acredito que no momento meus cabelos não precisa :3
    Mas a ideia em si é muito bacana! Pois é bom recuperar os fios que estão sem vida e tal, achei bem útil!
    É sempre bom manter os cabelos. Não tenho certeza, mas acho que a hidratação é principalmente a mais importante!

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  2. Ah amo,faço sempre,gosto de mais o resultado é ótimo
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm faço !! O resultado fica lindo.

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Uso panetene é o que mais gosto, alem das mascaras com oleo de argan! :D

    ResponderExcluir
  5. Lendo esse post percebi que estou só na hidratação e nutrição viu kkkkk. Mas confesso que apesar de tratar o meu cabelo, ele está detonado por conta do loiro. Não sabia desse cronograma, vou tomar vergonha e ver se sigo um também kkkk.

    noembalodaredee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto em um blog um cronograma capilar, mas diferente. Eu gosto muito de cuidar dos cabelos e esse post que você fez ficou muito bom, da pra fazer desse modo durante a semana, e com certeza ter um resultado muito bom. Adorei; beijos aboutgarota

    ResponderExcluir
  7. Eu sou muito desleixada para essas coisa, não consigo seguir esses cronogramas. Mas as dicas são ótimas, estou precisando hidratar o meu *-*
    xoxo
    http://www.universovanguarda.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o post. Eu tinha bastante duvida quanto a diferença entre nutrição e hidratação, até pensava que eram a mesma coisa :S
    Adorei o cronograma, vou experimentar.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  9. Uaau, sabe agora sim eu entendi os cremes todos =D

    ResponderExcluir
  10. Acho até legal esse cronograma, mas não tenho tempo para lavar os cabelos tantas vezes na semana.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...